Xadrez on-line

Os benefícios da atividade de xadrez em tempos de pandemia

O xadrez é uma ferramenta educacional lúdica e cognitiva. É conhecido como o esporte da mente, uma vez que a prática mantém ativo o exercício do raciocínio, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas e promovendo o entendimento lógico das consequências de suas ações, trabalhando a concentração e a criatividade.

Diante da paralisação das aulas presenciais, além da manutenção on-line das aulas da grade curricular, o Colégio Maximus enxergou a importância de manter o projeto de xadrez de forma remota, visando auxiliar os alunos com estímulos positivos nesse período de pandemia.

Com esse objetivo, o instrutor de xadrez José Ranulfo organizou postagens de atividades e vídeos, desafiando, semanalmente, os alunos a permanecerem em exercício. As crianças resolvem os desafios propostos e os reenviam. Posteriormente, ele entra em contato com os alunos, oferecendo o feedback das jogadas. Outra proposta utilizada nas atividades de xadrez remotas são as partidas on-line. As partidas são agendadas previamente, de acordo com a disponibilidade dos participantes, e estão fazendo muito sucesso.

Como ferramenta de convívio, foi criado um grupo no WhatsApp com os pais dos alunos inscritos no projeto de xadrez, abrindo um canal direto de comunicação entre a família e a escola. Nesse grupo, os pais expõem as dificuldades encontradas com as crianças e transmitem os feedbacks. É importante utilizar todos os recursos disponíveis e todas as técnicas possíveis para facilitar a adaptação ao novo modelo e atingir os resultados esperados.

“É um grande desafio adaptar as atividades com o uso da tecnologia. Iniciamos os contatos com as crianças pelo WhatsApp, logo incorporamos o Zoom por ter mais recursos. Hoje, combinamos os dois. Para os mais jovens, é mais fácil, aprendem intuitivamente. Os mais velhos precisam refazer o caminho e pedir auxílio para assimilar as novas ferramentas de trabalho. Isto é muito legal! Aprendo muito com as crianças. Na internet, encontramos muitos tutoriais bons. O conhecimento e a informação estão ao alcance de todos”, relata o instrutor de xadrez.

A psicopedagoga Juliana Proença é a responsável por acompanhar a dinâmica das atividades e recebe inúmeros elogios das famílias dos alunos, enaltecendo o comprometimento, a gentileza e o cuidado do instrutor com os aprendizes do jogo de xadrez.