Volta às aulas

Segundo semestre de 2021 com retorno das aulas presenciais

O Colégio Maximus iniciou o segundo semestre de 2021 com muita satisfação em receber seus alunos no retorno presencial das aulas. A escola, que foi cuidadosamente preparada para esse retorno, voltou a ter a alegria dos estudantes em sala de aula, respeitando as normas legais de biossegurança, estipuladas pelos órgãos competentes, e trabalhando o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades socioemocionais, decorrentes do isolamento social e do distanciamento escolar.

Os alunos passaram por mudanças de rotina em suas vidas e na vida dos pais, passaram por experiências de luto próximas a eles, de familiares, de amigos e de pessoas conhecidas, vivenciando situações desafiadoras que acarretam inúmeros sentimentos que devem ser tratados com carinho e com atenção.

O Colégio Maximus conta com uma equipe de pedagogos e psicólogas educacionais, capacitados para orientar e conduzir os estudantes, acolhendo-os de maneira carinhosa, bem como reconhecendo e validando os sentimentos que esses alunos, porventura, venham a apresentar.

Neste momento, a família, mais uma vez, deve ser uma grande aliada da escola, colaborando tanto em relação aos cuidados necessários para manter a pandemia controlada, como para que as questões emocionais das crianças e dos adolescentes possam ser trabalhadas de forma assertiva.

“A melhor forma de acolher nossos alunos é ajudando-os a entender e a lidar com a administração das suas emoções, demonstrando empatia nas ações, nas conversas, e nas escutas coletivas ou individuais. Ao zelarmos pela segurança de convívio e pela saúde dentro da escola, criamos um ambiente seguro, no qual alunos e familiares terão confiança e tranquilidade para esse retorno”, afirma a psicóloga educacional Mônica de Brito.

Outro ponto importante a ser observado é a figura do professor, uma vez que ele está mais próximo física e emocionalmente dos alunos. Pensando nisso, o Colégio Maximus capacitou todos os professores e a equipe de educadores para que estejam sempre atentos às atitudes e aos sinais de seus alunos, bem como ao desempenho escolar, possibilitando, caso sejam necessárias, intervenções pedagógicas em momento propício.