Visita ao Memorial Vale

Estudos sobre o projeto estético-político árcade em Minas Gerais

O Colégio Maximus – Unidade Palmares visitou o Memorial Minas Gerais Vale, caracterizado como museu de experiência, trazendo à tona a alma e as tradições mineiras, contadas de forma original e interativa.

A proposta da visita ao Memorial, apresentada pela professora de Literatura Alexsandra do Santos Souza aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, teve como objetivo articular o conteúdo puramente teórico à prática de visita aos museus e, sobretudo, ter uma visão crítica do contexto artístico, político e social mineiro.

A visita permitiu aos alunos a compreensão do discurso literário, mesclado ao discurso político dos árcades mineiros, no século XVIII, além de proporcionar momentos de imersão ao ambiente colonial mineiro que contempla as raízes mineradoras do Estado.