Viagem Cultural a São Paulo

Empreendedorismo social, aspectos econômicos e ambientais de uma grande metrópole vivenciados em trabalho de campo.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia realizou com os alunos do Ensino Médio uma viagem cultural à cidade de São Paulo, oferecendo aos adolescentes a oportunidade de conhecerem a metrópole paulista e despertando o interesse pelo empreendedorismo. Durante a viagem, os alunos puderam perceber os aspectos sociais, econômicos e ambientais de uma grande metrópole, propondo novas formas de conhecimento.

A viagem teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a história econômica do Brasil; conhecer o funcionamento de uma bolsa de valores; perceber o espraiamento urbano e suas consequências: smog, inversão térmica, poluição, congestionamentos, gentrificação urbana, entre outros; conhecer a universidade de São Paulo e perceber a educação como motor da sociedade; entender as relações sociais e de trabalho, bem como  desenvolver o espírito empreendedor. De volta à sala de aula, trabalhando de forma interdisciplinar, os alunos desenvolverão projetos relacionados ao empreendedorismo social.

“Empreender exige duas coisas fundamentais: autoconhecimento e análise do mundo. Para ser um bom empreendedor é preciso, então, reconhecer suas competências e adequá-las às necessidades sociais”, comenta a professora de português Carla França.