Tipos de solo

Atividade prática de observação e análise de diferentes amostras de solo

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental os diferentes tipos de solo existentes, classificando-os em arenoso, argiloso, humoso e calcário. O solo é a camada superficial da crosta terrestre e diversos fatores contribuem para sua caracterização, como o clima, a incidência solar, a rocha originária, a matéria orgânica, a cobertura vegetal, entre outros fatores.

Para enriquecer os estudos realizados em sala, a professora de Ciências Úrsula Carlos Almeida de Carvalho propôs uma atividade simples e muito interessante, aproximando a teoria aos conhecimentos práticos. Os alunos trouxeram para a escola pequenas amostras de diferentes tipos de solo. Divididos em grupos, os alunos tiveram a oportunidade de observar e analisar  textura, coloração, permeabilidade, indícios de plantações e tipo de solo mais suscetível à erosão.

Com o objetivo de trabalhar a exploração visual e física do conteúdo estudado em sala, os alunos compararam as amostras, levantaram hipóteses e chegaram a conclusões, finalizando a atividade prática com a construção de um relatório sobre os materiais analisados.