Tarsila do Amaral

Releitura das obras de Tarsila do Amaral ensina respeito, autoestima e trabalha a criatividade dos alunos

Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista com notável fama no Brasil e no exterior. Suas obras destacam as cores marcantes dos cenários representativos do Brasil, expondo a fauna, a flora e o folclore local para o mundo inteiro. Em abril deste ano, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP recebeu a exposição Tarsila popular, reunindo cerca de 120 obras da artista, entre pinturas e desenhos, oferecendo a todos a oportunidade de apreciar esses belíssimos trabalhos.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês, sustentando o valor da arte como elemento cultural na formação de cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na construção da sociedade, na qual estão inseridos, e relacionando o destaque da exposição Tarsila popular no cenário cultural brasileiro,  trabalhou com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a criação de telas, buscando referências nas pinturas de Tarsila do Amaral, trabalhando a criatividade no processo de releitura das obras estudadas.

A professora de Arte, Yone Martins, idealizadora do projeto, desenvolveu com os alunos estudos que estimularam a percepção visual, o reconhecimento das diferentes formas de expressão, o refinamento da coordenação motora fina por meio de manuseio de pincéis e tintas, o discernimento do uso das cores e o reconhecimento de diferentes formas e contrastes, bem como ensinou a importância do respeito e da valorização de suas produções.