Sustentabilidade e Meio Ambiente – Jota City Tauá Caeté

Dia de aprendizagem interdisciplinar e muita diversão

O Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia visitou, com os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a minicidade Jota City, no Tauá.

Com o objetivo de conhecer um dos maiores centros de entretenimento, voltado para a sustentabilidade; socializar-se por meio de brincadeiras e trabalhos em equipe; despertar nos alunos noções de sustentabilidade, com o uso de diversas tecnologias; correlacionar a vivência do trabalho de campo com seu dia a dia, dialogando com os princípios dos 3Rs – Reaproveitamento, Reciclagem e Reutilização; conscientizar-se quanto à importância da alimentação para a saúde do corpo; conhecer os animais que fazem parte da fazendinha, seus hábitos e características, os alunos experimentaram um dia de aprendizagem diferente e participaram de várias atividades durante o trabalho de campo.

Os trabalhos de campo representam uma importante estratégia educativa, na qual alunos e professores interagem com o objeto de estudo. Os alunos confeccionaram um foguete com garrafas pet e, diante da expectativa de lançá-lo ao ar, compreenderam a utilização e a importância da ciência no dia a dia e da necessidade de reutilização das embalagens para diminuição de lixo no planeta, assim refletindo sobre a importância do consumo consciente. O hábito de uma alimentação equilibrada para a manutenção da saúde e o valor nutritivo das frutas também foram temas apresentados, por meio da preparação de uma deliciosa salada de frutas. A preservação do meio ambiente e o cuidado com os animais foram vivenciados durante todo o dia ao apreciarem a natureza exuberante do local e ao visitarem o habitat dos animais da fazendinha, desenvolvendo o conceito de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

“Experiências como essas são inesquecíveis! Tenho certeza de que os alunos levarão os aprendizados para a vida. Viver esse dia foi proporcionar diversão e conhecimento!”, afirma a coordenadora pedagógica Cíntia Siqueira.