Sistema Solar

Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia propõem aos alunos uma viagem ao fascinante universo da astronomia

Trabalhar a astronomia no Ensino Fundamental desperta a curiosidade científica dos alunos e seu interesse pela ciência. A astronomia atrai a atenção dos estudantes e é um elemento motivador para o processo de ensino-aprendizagem.

Pensando nisso, o Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia desenvolveu com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma atividade em grupo sobre o fascinante universo astronômico. A professora de Ciências, Hélen Cristina de Souza, propôs aos alunos a confecção de uma réplica do Sistema Solar. Divididos em grupos, os alunos receberam um esboço, que foi direcionado como referência, e utilizaram a criatividade para a construção do trabalho. Em seguida, ampliaram os conhecimentos realizando uma atividade proposta no livro didático, em que os alunos identificaram os planetas e suas características, organizando-os em seus respectivos lugares.

Além de uma experiência interessante e divertida, a atividade apresentou aos alunos os planetas que fazem parte do Sistema Solar, suas características e organização, bem como um estudo mais rigoroso sobre nosso planeta Terra e seus movimentos.