Silêncio, que o teatro vai começar!

Otelo, Romeu e Julieta e O mágico de OZ - clássicas peças teatrais representadas por alunos

O teatro é uma expressão artística milenar, que acompanha o homem desde os períodos mais remotos de nossa história até os dias atuais. Uma arte que exige muito de quem a pratica e muito mais oferece a quem a aprecia. Uma linguagem que provoca, sensibiliza e emociona. O teatro como expressão artística é capaz de gerar transformações no meio social.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia, percorrendo a história do teatro, trabalhou com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental o estudo e a apresentação de clássicas peças teatrais. Orientados pela professora de Língua Portuguesa, Lúcia Helena de Oliveira e Silva, e pela professora de Artes, Regina Celha Resende de Oliveira, a preparação dos alunos iniciou-se com estudos sobre as diversas escolas do teatro. O teatro grego: a comédia e a tragédia; O teatro grego na Idade Média; A comédia dell’arte italiana; O teatro inglês: Willian Shakespeare e O teatro brasileiro. Em seguida, a turma foi dividida em grupos para pesquisa e escolha do texto que foi apresentado. As peças escolhidas foram apreciadas e aprovadas pelas professoras que estruturaram um cronograma de ensaios e preparações para a apresentação final. Os alunos ficaram responsáveis por toda a produção da peça: ensaio, cenário, figurino, iluminação, sonoplastia, etc. As peças escolhidas foram: Otelo e Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare, e O mágico de Oz, de L. Frank Baum.

As apresentações superaram as expectativas e foram aplaudidas com grande entusiasmo. A arte de representar desenvolve técnicas de oratória e retórica, trabalha a expressão corporal, a interpretação de texto, estimula a criatividade e ainda proporciona acesso a grandes clássicos da dramaturgia mundial. O educando perde a timidez, amplia os horizontes culturais e trabalha bem em grupo.