Senta que lá vem a história…

Concentração, ampliação de vocabulário e incentivo ao hábito da leitura foram aspectos relevantes na proposta do Projeto Literário Senta que lá vem a história...

As crianças adoram ouvir histórias, ainda mais se elas forem contadas de forma animada e divertida. A iniciativa de ler para uma criança é um excelente recurso pedagógico para a apresentação ao fascinante mundo dos livros e um posterior incentivo à prática de leitura, feita pelas próprias crianças.

O Maximus Educação Infantil Ouro Preto/Castelo – Unidade II trabalhou com os alunos do 1º período o Projeto Literário Senta que lá vem a história… que contribuiu, significativamente, para o exercício de incentivo à leitura, ampliação de vocabulário, bem como para o despertar da imaginação, curiosidade, comunicação e autoestima das crianças.

Conduzidos pela professora Grazielly Silveira Madureira, os alunos vivenciaram momentos lúdicos e enriquecedores, que proporcionaram às crianças o contato com a magia das histórias infantis. Toda semana, era realizada a leitura de um livro diferente. Após a leitura, assentados em roda, a professora sugeria uma conversa sobre o tema lido e as crianças realizavam o reconto do livro, trabalhando o vocabulário adquirido e aprofundando o entendimento da mensagem transmitida pela história. Em um segundo momento, os alunos realizavam o registro, com a ilustração, da parte de que mais gostaram no momento da leitura. Vale ressaltar que os livros escolhidos para o projeto eram guardados em um carrinho de leitura; sendo assim, o momento da história percorreu vários espaços da escola, criando mais um diferencial para atrair a atenção e o prazer da leitura.

“A leitura proporciona às crianças, desde cedo, desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Desenvolve a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias”, afirma a professora Grazielly Silveira Madureira.