Rosa dos Ventos

Atividade prática desperta interesse dos alunos sobre o conteúdo estudado

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II a confecção da rosa dos ventos. Usada para marcar os pontos cardeais, ajudando as pessoas a se localizarem, a rosa dos ventos é um importante instrumento de localização, utilizada em mapas e cartas náuticas, desde a antiguidade até os dias atuais. A rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários.

Utilizando a linguagem cartográfica e iconográfica, bem como diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal, relacionado à localização, à distância, à direção, à duração, à simultaneidade, à sucessão, ao ritmo e à conexão, os alunos, orientados pela professora de Geografia, Luciana de Castro Ruas, confeccionaram a rosa dos ventos.

“Diante dessa prática que despertou o interesse dos alunos em relação ao conteúdo estudado em sala, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, seguramente, eles estão aptos a trabalharem com os pontos cardeais e colaterais em atividades que exigem finalidades básicas de orientação geográfica”, relata a supervisora pedagógica, Kênia Carolina Coura.