Representação do entorno da escola

Criatividade e trabalho em grupo para a construção da maquete representativa com visão vertical

As cidades são divididas em bairros para facilitar a localização dos endereços. Os bairros são compostos por casas, edifícios residenciais e comerciais, escolas, parques, praças e outros estabelecimentos particulares e públicos. Bairros residenciais são geralmente tranquilos e neles prevalecem as residências, cercadas por um pequeno comércio para facilitar a vida das pessoas; já os bairros comerciais são bem mais movimentados em razão do grande número de estabelecimentos comerciais e a movimentação de pessoas que procuram pelos serviços prestados no local. Ainda existem os bairros industriais que ficam mais afastados dos centros urbanos e abrigam as indústrias de variados setores.

Com o objetivo de conhecer mais sobre o bairro onde é localizado o Colégio Maximus – Unidade Santa Inês e onde boa parte dos alunos reside, assim como estudar a representação vertical, proporcionalidade, localização, nomes de ruas, pontos de referências e identificar os serviços públicos e essenciais no entorno da escola, a professora de Geografia, Úrsula Carlos Almeida de Carvalho, elaborou com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma maquete com visão vertical.

Os alunos observaram e se informaram sobre o que existe no entorno da escola, nome das ruas e avenidas mais próximas, estabelecimentos comerciais e serviços públicos. Em casa, separaram caixas vazias de remédios e pequenas embalagens recicláveis para a construção da maquete. Divididos em grupos, sob orientação da professora, os alunos construíram a maquete, dividindo o conhecimento e solidificando a aprendizagem de maneira lúdica e divertida. Em um segundo momento, trabalhando de forma interdisciplinar, a professora de Inglês, Mayla Teixeira, convidou os alunos a transferirem a maquete para um desenho em folha de papel e, assim, escreverem em inglês o nome dos estabelecimentos simbolizados, ampliando o vocabulário.