Quarta Crescente: Visitação e visualização de corpos celestes

Popularização da Astronomia e conscientização ecológica são pilares no Projeto Quarta Crescente - UFMG

Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia visitaram o Projeto Quarta Crescente, que é uma parceria entre a Estação Ecológica e o Grupo de Astronomia da UFMG, tendo como objetivo popularizar a Astronomia, por meio de palestras, observações astronômicas, sessões de planetário e laboratórios interativos / demonstrativos, assim como conscientizar sobre a necessidade de posturas ecologicamente corretas, visando à preservação da humanidade e do planeta.

Acompanhados pela professora de Química, Ariane Albertor, e pelo professor de Física, Rogério Queiroz, a proposta da visita desenvolveu nos alunos o interesse pela astronomia, consolidando conteúdos de física e química, trabalhados em sala de aula. Na oportunidade, os estudantes assistiram a uma palestra sobre astronomia, visitaram o planetário e visualizaram corpos celestes por meio de telescópios, disponibilizados pelo setor de astronomia da UFMG na Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais.

A palestra sobre Astronomia, regida por um professor de Física da UFMG, abordou o nascimento, o desenvolvimento e a morte de estrelas. Posteriormente, foi oferecido aos estudantes uma série de experimentos de física que contribuíram para o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em sala, como o experimento sobre a formação de um furacão, em que os estudantes puderam ver e entender a formação deste.