Qual é a música?

Parceria entre escola e família consolida o projeto Qual é a música? e trabalha os benefícios da música na Educação Infantil

A música, na educação infantil, pode ser utilizada como suporte na formação de hábitos, atitudes e comportamentos. Não é difícil encontrar músicas infantis que ensinam a lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o sinal de trânsito; outras, a memorizar conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores e assim por diante.

Com base nisso, o Maximus Educação Infantil Ouro Preto/Castelo – Unidade II realizou com os alunos do 1º período o projeto Qual é a música?, coordenado pela professora Júlia Luiza.

A proposta do projeto Qual é a música? foi trabalhar a musicalização, os ritmos e os instrumentos musicais. O projeto desenvolveu-se nas aulas de música na escola e em parceria com as famílias. O repertório musical, previamente escolhido, contou com músicas dos grupos Palavra Cantada, Trem da Alegria, dentre outros.

A cada mês uma criança levou a proposta do projeto para sua casa. A família recebeu um CD e uma caixa com nomes e letras das músicas trabalhadas durante o projeto. Em casa, a criança sorteou na caixa um papel com o nome de uma música e junto com a família ouviu essa música no CD enviado. Cada música simbolizou um instrumento musical. O instrumento musical sorteado foi confeccionado em material reciclado, de forma criativa, e levado para a escola no dia combinado com a professora. Na escola, as crianças compartilharam com os colegas os momentos vividos em família e apresentaram os instrumentos confeccionados.

A linguagem musical é um excelente recurso para o desenvolvimento da expressão, da sensibilidade, da memória, da atenção e da concentração, além de poderoso meio de integração social. “As crianças adoraram o projeto. Era grande a expectativa para conhecer os instrumentos e as músicas que seriam trabalhadas. O projeto permitiu desenvolver uma atividade lúdica muito divertida por meio do brincar, dançar e cantar com as crianças”, afirma Júlia Luiza.