Qual é a Cor do Amor? – Parte II

Tarde de aprendizado e homenagem à personagem africana Dandara

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o livro Qual é a Cor do Amor?, de Priscila Boy. O livro relata a história de Lorenzo, um italiano de pele branca, e Dandara, uma menina de Angola, de pele negra. Ambos, inseridos em suas culturas e costumes, iniciam um relacionamento de amizade verdadeira ao se conhecerem em uma escola no Brasil.

No primeiro momento, os alunos homenagearam o universo do personagem Lorenzo, participando de uma tarde italiana regada a pizza e suco de uva. Posteriormente, para homenagear a personagem Dandara, a professora Valéria Batista organizou uma tarde africana que representou a segunda parte do livro, na qual se destaca o encantamento de Lorenzo com a beleza negra da menina de Angola.

Para contextualizar esse momento, os alunos se caracterizaram, destacando a cultura africana e participaram de uma oficina para confecção de Bonecas Abayomi, que simbolizam a resistência, a tradição e o poder feminino. Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens, nos navios negreiros, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. Os alunos também estudaram sobre os Baobás, ícones da luta dos negros no Brasil.

Essas atividades reforçam a leitura como ação para despertar o respeito pela diversidade de raças, culturas e exercício da tolerância. Uma deliciosa melancia foi saboreada para representar a culinária africana e refrescar essa tarde especial de muito aprendizado.