Psicomotricidade no cotidiano da Educação Infantil

Movimentar, experimentar e aprender brincando faz parte do Projeto Psicomotricidade – Brincadeiras de Circuito

O trabalho com a psicomotricidade é um processo contínuo no cotidiano da Educação Infantil. As experiências das habilidades básicas, trabalhadas nesse período, são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e, principalmente, motor das crianças. O Colégio Maximus – Unidade Ouro Preto/Castelo está realizando o Projeto Psicomotricidade – Brincadeira de Circuito durante o primeiro semestre deste ano.

Acompanhados pela professora Marcella Cantão, os alunos do 2º período vivenciaram brincadeiras de circuito ao ar livre, aproveitando a área externa da escola, que contribuem, significativamente, para a formação e estruturação da consciência corporal. Movimentar, experimentar e viver novos movimentos facilitam o entendimento de suas possibilidades corporais, sociais e intelectuais, oferecendo às crianças o aprendizado por meio da ludicidade.

Brincando, os alunos trabalham o afeto; aprendem sobre noção de espaço; desenvolvem a coordenação motora, equilíbrio e ritmo, agilidade e concentração; promovem a interação do grupo e o respeito; bem como trabalham noções matemáticas por meio da brincadeira.