projeto institucional

Doce leitura

O Projeto Institucional 2019 – Eu escolhi viver com compromisso – foi o alicerce do Colégio Maximus ao trabalhar, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, o Projeto Páscoa Solidária – Doce Leitura.

O projeto foi idealizado na base comunitária do bairro Jardim Colonial, com a iniciativa do Soldado Thiago de Freitas Bento e o Sargento Astério Lopes de Santana em oferecerem solidariedade a crianças carentes das regiões de risco em Ribeirão das Neves. A proposta inicial era apenas arrecadar chocolates e, carinhosamente, adoçar a Páscoa dessas crianças, refletindo sobre o real significado desse momento de renovação e partilha. A Professora de Geografia e Filosofia do Ensino Fundamental do Colégio Maximus – Unidade Palmares, Bruna Amorim Golçalves, esposa do soldado Bento, ao tomar conhecimento da louvável iniciativa da Polícia Militar, vislumbrou a oportunidade de construir com a escola uma parceria e, além de arrecadar os chocolates na comunidade escolar, arrecadar também livros, novos ou usados, que irão contribuir com o incentivo à leitura e à não evasão escolar.

O Colégio Maximus, sensibilizado com a iniciativa, abraçou imediatamente o Projeto e mobilizou alunos, familiares, educadores e amigos. Foram arrecadados 1.674 livros e 184 quilos de chocolates. Em 16 de abril, os policiais compareceram ao Colégio para recolherem as doações e ficaram surpreendidos com o volume arrecadado. “A solidariedade é um sentimento que leva as pessoas a pensarem no próximo e a se ajudarem mutuamente, sem querer ou pedir nada em troca. Faz parte da filosofia do Maximus ensinar valores, estimular a responsabilidade social e construir cidadãos conscientes. Ficamos muito felizes em poder participar e contribuir com esse gesto de solidariedade, idealizado pela escola e a Polícia Militar de Minas Gerais. Obrigada a todos os colaboradores que, generosamente, nos enviaram livros e chocolates. Juntos, escola e família, fizemos a diferença na vida dessas crianças, proporcionando a elas um momento de carinho e incentivo diante de tantos desafios que elas enfrentam”, relata Aline Figueiredo, diretora do Colégio Maximus – Unidade Palmares.

Ao todo, o projeto arrecadou com as doações do Colégio Maximus e outros parceiros aproximadamente 2.200 livros e 215 quilos de chocolates, que foram distribuídos nos bairros Jardim Colonial e Cidade Neviana, em Ribeirão das Neves.