Projeto Institucional 2017

Pessoas melhores mudam o mundo

Almejamos um mundo mais humano, que agregue mais do que individualize, com pessoas que saibam usar melhor seus sentimentos, que os utilize para o bem comum e coletivo. Pessoas que compartilhem emoções, que saibam questionar suas ações e assumam as consequências advindas delas.

Escolhemos o tema do nosso Projeto Institucional de 2017 refletindo sobre as palavras do saudoso Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A palavra educação nos remete a duas grandes entidades: a primeira, básica e fundamental, é a Família, e a segunda, universal e acadêmica, é a Escola. Esta vem, já há algum tempo, agregando à educação acadêmica uma educação integral, baseada no afeto e na formação do ser. Bem afortunados aqueles que amam hoje, e agora, fazendo-se melhores como pessoas e consequentemente transformando o mundo, pois este se faz melhor à medida que as pessoas se tornam melhores e mais transcendentes.

Por acreditarmos nisso, nós do Colégio Maximus nos propomos a fazer diferente e convidamos você a também pensar e agir de forma diferente. Trabalhamos para que nossas crianças e jovens se tornem cidadãos mais cultos, sensíveis e coerentes, ativos e atuantes na construção de um mundo mais afetivo, igualitário, sustentável e justo. Percebemos, no entanto, que nunca foi tão importante o papel da família na educação dos filhos para o seu pleno desenvolvimento mental, afetivo, ético, na formação de valores e integridade de caráter moral.

Os pais necessitam ter mais tempo disponível para seus filhos e exercerem a função de autoridade nos seus papéis de educar com amor. E, principalmente, precisam compreender que amar envolve educar e enorme responsabilidade de preparar para a vida, com todos os limites que esta impõe e com as frustrações que também ajudam a crescer. As crianças e os jovens necessitam de referências para aprender a se amarem, a terem comportamentos voltados para o bem coletivo, a respeitarem o próximo, a terem capacidade expressiva e comunicativa, tornando-se cidadãos e seres de afeto, justos e verdadeiramente éticos. Crianças precisam de referências, de boas referências. E elas as obtêm primeiramente dos pais e, posteriormente, serão complementadas na escola.

Nosso projeto tem como objetivo convidar a família a cumprir, de fato e integralmente, sua parte na educação de seus filhos, para que juntos, em parceria com o colégio, possamos vencer esse grande desafio com muita dedicação e responsabilidade: deixarmos pessoas melhores para o mundo.

Atividades do Projeto 2017

Exemplo de Solidariedade

Exemplo de Solidariedade

Colégio Maximus Santa Inês arrecada 9.234 litros de leites e demonstra exemplo de solidariedade e comprometimento dos alunos na construção de um mundo melhor. continue lendo >>

Lacre Legal

“Lacre Legal”

Sólida parceria na construção de um mundo melhor continue lendo >>