Projeto Seu Alfabeto

Leitura do livro O aniversário do Seu Alfabeto trabalha as letras do alfabeto e estimula momentos de convívio em família

O Maximus Educação Infantil Ouro Preto – Unidade II trabalhou com os alunos do 1º período o Projeto Seu Alfabeto, embasado na leitura, no reconto e no desenvolvimento de atividades que exploram o tema do livro de Amir Piedade, O aniversário do Seu Alfabeto.

Semanalmente, uma criança é sorteada para levar para casa o boneco mascote do Projeto Seu Alfabeto e o livro O aniversário do Seu Alfabeto, no qual as letras do alfabeto são apresentadas uma a uma, por meio de um texto divertido e criativo. Na história, os convidados, que são as letras do alfabeto, levam para o Seu Alfabeto presentes que representam a sua letra. No decorrer da festa, acontece muita confusão e, de forma lúdica, as crianças aprendem sobre regras gramaticais e de convivência.

Com o objetivo de incentivar a leitura no âmbito familiar, bem como tornar a leitura um hábito prazeroso, o Projeto Seu Alfabeto trabalha o aprendizado, a identificação e a escrita das letras, estabelece relações entre as letras e seus sons, além de despertar a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a autoestima das crianças.

Antes de ser enviado para a casa dos alunos, o mascote, Seu Alfabeto, recebe uma letrinha, previamente escolhida pela professora. Essa letra escolhida, conduzirá os trabalhados durante toda a semana seguinte. Depois da leitura feita em casa, as crianças, com auxílio dos familiares, encontram a letra colocada no mascote e escolhem um objeto para enviar à escola com a letra que represente a parte do livro de que ela mais gostou, dividindo com a turma como foi a experiência da leitura em casa. Posteriormente, orientados pela professora Grazielly Silveira Madureira, trabalhando parâmetros da linguagem oral e escrita, os alunos participam de atividades que envolvem a letra escolhida naquela semana.

“Esse projeto desperta o interesse das crianças pelo universo letrado, por meio da ludicidade na identificação e escrita das letras do alfabeto, assim como o interesse pela leitura e estímulos à imaginação por meio da história. Desse modo, desenvolvemos uma aprendizagem significativa e prazerosa”, afirma a professora Grazielly Silveira Madureira.