Projeto Identidade

Respeito e autoconhecimento permeiam o Projeto Identidade, desenvolvido no Maximus Educação Infantil Santa Inês

O Maximus Educação Infantil Santa Inês – Unidade II está desenvolvendo com as crianças do 1º período o Projeto Interdisciplinar Identidade.

A construção da identidade refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças adquirem sobre si mesmas, e é um processo permeado por questionamentos e descobertas. O projeto estimula o respeito ao próximo e o autoconhecimento, com o objetivo de oportunizar aos alunos a percepção sobre a individualidade e a diversidade do ser humano, bem como salientar que cada pessoa é única e especial.

A família teve uma importante participação neste primeiro momento. Por meio de um questionário, enviado aos pais, a escola obteve informações sobre como aconteceu a escolha dos nomes das crianças. Orientados pela professora Mariana dos Santos Lares, os alunos refletiram sobre suas histórias pessoais, nomes e sobrenomes, compartilhando experiências e aprendendo com os colegas.

Outro ponto relevante do projeto é a percepção da figura humana. As crianças estudaram, de forma lúdica, o desenho do corpo humano e trabalharam a diferença física entre as pessoas, tomando consciência da diversidade existente e da importância do convívio respeitoso em sociedade.