Projeto Identidade: Conhecendo e descobrindo meu corpinho

Reconhecimento do corpo humano e construção da identidade

Aprender sobre o corpo humano é uma etapa importante na vida de uma criança. É uma excelente oportunidade para as descobertas sobre as funções motoras e os sentidos, bem como para receber orientações sobre a importância da higiene pessoal para o bem-estar.

O Colégio Maximus – Unidade Educação Infantil Ouro Preto/Castelo trabalhou o Projeto Identidade: Conhecendo e descobrindo meu corpinho. Com o objetivo de criar situações nas quais as crianças trabalhem a coordenação motora e o desenvolvimento da linguagem oral, estimulando atitudes de cuidados com seu corpo, a professora Luciana Maria Ferreira desenvolveu, com os alunos do Maternal I, exercícios lúdicos e interativos, relacionados à melhor compreensão de sua identidade e de seus colegas.

Inicialmente, as crianças dançaram ao som de músicas que envolveram movimentos e identificaram as partes do corpo. Um dado foi confeccionado com desenhos que representavam algumas partes do corpo, como boca, nariz, orelha, olhos, dentre outras. Ao jogar o dado, as crianças foram estimuladas a apontar e nomear a parte do corpo sorteada. Em outro momento, os alunos traçaram o próprio corpo no papel kraft e, em seguida, fizeram desenhos de roupas, cabelos e acessórios. Finalizando, a brincadeira “Hora do banho” foi um momento de diversão e muito aprendizado, no qual as crianças identificaram e nomearam as partes do corpo.