Projeto Hora do Conto

Reconto de obras literárias trabalha o gosto pela leitura e a criatividade dos alunos

Para despertar o interesse pela leitura, é preciso incentivos vindos da família e da escola, de modo que a criança se sinta motivada à prática. A leitura tem papel importante no desenvolvimento cognitivo infantil, ajudando as crianças a desenvolverem o imaginário e o lúdico.

Pensando nisso, o Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental o Projeto Hora do Conto, idealizado pela professora de Português Margarete Pena. O Projeto Hora do Conto apresentou às crianças livros de diferentes gêneros literários, cuidadosamente selecionados por faixa etária e assunto. Cada aluno adquiriu uma obra literária diferente, formando assim um amplo acervo para ser compartilhado entre os colegas. Após a leitura, os alunos prepararam, com o auxílio da família, uma apresentação para a turma, relatando a história lida, trabalhando com criatividade o uso de fantoches, teatro de sombra, maquetes, cartazes e fantasias, entre outros recursos pedagógicos para enriquecer a apresentação. Em seguida foi aberto espaço para perguntas e comentários sobre o livro. No caderno, foi realizado o registro da atividade com cartões confeccionados pelo aluno responsável pela apresentação, no qual consta o nome da obra, autor e nome do aluno.

O hábito de ler contribui, de maneira direta, para o crescimento dos estudantes e é um grande aliado no processo de aprendizagem, desenvolve o intelecto e promove a aquisição de conhecimentos. A interpretação dos textos é uma das chaves essenciais da leitura.