Projeto Amizade

Boa convivência, respeito, afetividade e senso de colaboração são valores trabalhados no Projeto Amizade

Trabalhar a boa convivência entre as crianças e os valores como a amizade e o respeito, ressaltando a importância de criar um ambiente atrativo e acolhedor, para que elas possam repensar atitudes, desenvolvendo afetividade, ética e senso de cooperação com o grupo, foi a proposta do Projeto Amizade, realizado no Maximus Educação Infantil – Unidade Palmares, com os alunos do Maternal I e a significativa participação da família.

Para o desenvolvimento do projeto, a professora Luciléia A. Santos Neves apresentou às crianças a charmosa mascote Nuvem Lalá, nome que foi escolhido pelos pequenos alunos, e inseriu essa personagem na rotina escolar das crianças. A mascote participa da resolução dos conflitos diários entre as crianças e auxilia no entendimento sobre a importância da boa convivência, relacionando significado sobre os conceitos de amizade, cooperação, união, afeto e respeito, estimulando o crescimento e o amadurecimento da turma. Para maior participação ao Projeto, uma vez por semana, a mascote visitava a casa de um dos alunos, proporcionando à criança e à família noções de cuidado, responsabilidade e respeito. Essa visita foi registrada pelos pais por meio de textos e fotos, coladas em um diário coletivo que acompanhou a mascote.

“O Projeto Amizade é utilizado como recurso a fim de desenvolver a percepção do outro e valores como o cuidado e o respeito ao próximo. Por meio dele, buscamos contribuir com a valorização do ser humano, indo além da escola e chegando às famílias, com a intenção de fazer da mascote Lalá, mais que uma amiguinha de pelúcia, uma ferramenta de ensino/aprendizagem, aplicada na educação das crianças”, afirma a professora Luciléia A. Santos.