Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Polícia Militar, Escola e Família: orientação e conscientização sobre o perigo das drogas e a violência

Em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, o Colégio Maximus – Unidade Palmares está desenvolvendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd – com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar, que, além de sua presença física em sala de aula como educador social, firma um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo. Essas atividades são projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

Durante um semestre, em todas as terças-feiras, os alunos receberão as orientações e participarão das atividades e aulas expositivas com a presença do policial militar. Vale lembrar que o Programa não invalida qualquer outro programa, trabalho ou atividade de prevenção dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade e da família é fundamental para o bom andamento das atividades propostas.