Preparação para a MaxOnu 2020

A dedicação, o envolvimento e a interação dos alunos marcam a preparação para a MaxOnu 2020

O Colégio Maximus decidiu, desde o início da paralisação das aulas presenciais, prosseguir com a MaxOnu 2020 de forma remota, enfatizando a importância da continuidade dos estudos, das pesquisas e da preparação dos alunos para a realização do projeto. Para isso, ocorrem, semanalmente, às terças e às quintas-feiras das 16:30 às 18:00, simulações online.

Por meio da plataforma Classroom, os alunos têm acesso ao link da reunião e ao tema abordado, abrindo espaço assim para discussões pertinentes às realidades socioeconômicas, políticas e culturais da humanidade. As simulações retratam reuniões realizadas pelas organizações ou comitês das Nações Unidas, em que cada aluno representa uma delegação ou um país. Nesses encontros, os alunos têm a oportunidade de aprender como fazer um discurso, além de vivenciar na prática valores, como ética, respeito e cidadania.

Com o prolongamento do isolamento social, o Colégio Maximus enxergou a oportunidade de enriquecer o processo de preparação para a MaxOnu com a realização de algumas lives relacionadas a temas pertinentes aos comitês. “A experiência das lives tem nos ofertado momentos de interação, já que estamos extrapolando os muros da escola ao escutar relatos de experiências de vida, inclusive com pessoas que atuam voluntariamente fora do país”, comenta Andrea Diniz, coordenadora geral da MaxOnu. A mediação das lives é feita pela coordenação e por um professor de cada unidade participante.

Segue, abaixo, a descrição das lives que foram realizadas.

 

Live 1:

Data: 16/06 (terça-feira)

MAÍRA DINIZ

Psicóloga brasileira que há anos reside na cidade do Porto, em Portugal.

Em 2018, atuou como voluntária na ONG “Fraternidade Sem Fronteiras”, exercendo seu voluntariado no Malawi, na África. Lá ela vivenciou a realidade de um campo de refugiados. Desde então, Maíra passou a atuar em diferentes frentes de voluntariados, ajudando pessoas na Europa e na África.

 

Live 2:

Data: 23/06 (terça-feira)

LUCIANO SOUZA

Brasileiro que há anos atua como voluntário em diferentes países. Atualmente, reside em Moçambique, como membro da ONG “Soul Frater”.

Lá realiza intervenções humanitárias junto à população local, atuando diretamente em defesa de crianças órfãs ou que sofrem maus-tratos.

 

Live 3:

Data: 02/07 (quinta-feira)

JULIANO BELLETTI

Jogou em 7 equipes e conquistou 22 títulos. É o único jogador do mundo que tem no currículo as conquistas do Campeonato Brasileiro, Campeonato Espanhol, Campeonato Inglês, a Champions League e a Copa do Mundo.

 

Live 4:

Data: 06/08 (quinta-feira)

VICTOR LÚCIO

Formado em filosofia, é palestrante, redator publicitário, comunicador e produtor de conteúdo. Possui experiência com público na arte da retórica, oratória e eloquência.

 

Live 5:

Data: 11/08 (terça-feira)

BERNARDO NICOLAU

Trabalha com Direito Internacional. Representou o Brasil em conferências da ONU no Japão e organizou conferências na sede da ONU, em Nova Iorque e no Ministério de Relações Exteriores da Itália, em Roma.

 

Live 6:

Data: 20/08 (quinta-feira)

DANIELA ALMEIDA

Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em 1994.

Pós-Graduada lato senso pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília em Direito Processual Civil em 1996.

Militante em direito privado nas áreas de Direito Civil, Família e Sucessões, também advogou no contencioso junto às Caixas Beneficentes da Polícia Militar do Distrito Federal.

Prestou relevantes serviços na área de Direitos Humanos e Minorias junto a órgãos do terceiro setor.

Somada à militância de mais de duas décadas do Judiciário Distrital, nos últimos 10 anos, tem participado ativamente no processo de elaboração de leis, como assessora jurídica legislativa federal.

 

Live 7:

A pena de morte e suas diferentes perspectivas

Data: 25/08 (terça-feira)

MARCO ANTÔNIO

Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo IDP. Pós-graduado em Neurociência Criminal IPEBJ. Membro da Confraria Criminal.

SAMANTHA DE ANDRADE

Advogada criminalista. Pós-graduada em Direito Público. Membro da Confraria Criminal

 

Live 8:

Uma análise panorâmica dos direitos dos animais

Data 03/09 (quinta-feira)

CARLA SASSI

Médica Veterinária e Bacharel em Direito. Bombeira Civil. Pós-graduada em Gestão e Análise Ambiental. Pós-graduada em Gestão Estratégica. Especialista em Clínica e Cirurgia de Silvestres. Grupo de Trabalho de Desastres CFMV. Grupo Técnico de Controle Populacional – CRMV – MG. Coordenadora do Programa de Controle e Combate à Esporotricose. Coordenadora do Programa Quem ama castra. RT ONG Alpa. Vereadora em Conselheiro Lafaiete/MG.