Pontos Turísticos de Belo Horizonte

Projeto City Tour – Conjunto Arquitetônico da Pampulha, com visitas mediadas ao Museu Brasileiro do Futebol e ao Estádio do Mineirão

Os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia participaram de uma visita guiada ao Museu Brasileiro do Futebol – MBF, que funciona desde 2013, e se apresenta como opção de entretenimento, cultura e lazer em Belo Horizonte. A visita teve como objetivo reconhecer o futebol como patrimônio e expressão cultural do Brasil, bem como ressaltar a importância dos pontos turísticos para preservação da identidade cultural de um povo.

Sediado no Estádio Governador Magalhães Pinto, também conhecido como Mineirão, o MBF pretende expor, pesquisar e preservar artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, propiciando a seus visitantes uma imersão ao universo do futebol.

Na oportunidade, os alunos conheceram também o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, visitando a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e os Jardins de Burle Marx. Orientados pelos professores de História e Geografia, Antônia Lúcia Soares Lopes; Educação Física, Marlon de Oliveira Silva; e Língua Portuguesa,  Héllen Cristina Souza; os alunos observaram, refletiram e estabeleceram relações entre a teoria, estudada em sala de aula, e o aprendizado prático, percebendo a importância dos pontos turísticos para preservação da cultura e história de um povo.

“Para os alunos, foi um momento inédito, pois muitos ainda não conheciam o estádio do Mineirão. A emoção ficou estampada na expressão de cada um.  Ao subirem as escadas para entrarem em campo, eles se sentiram verdadeiros atletas. A cada espaço visitado, uma nova experiência cheia de significado e aprendizagem”, relata a professora de História e Geografia, Antônia lúcia – Tia Tu.