Pequenos quadrinistas

Alunos tornam-se pequenos quadrinistas e trabalham o gênero textual Quadrinhos com criatividade e diversão

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I os gêneros textuais, exemplificando suas estruturas e funções, estimulando a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. Um dos gêneros textuais que as crianças adoram trabalhar é a História em Quadrinhos por suas características e peculiaridades, que despertam a curiosidade e o interesse das crianças.

A História em Quadrinhos envolve técnicas narrativas através de dois canais: imagem e texto escrito. Para compreender a mensagem, o leitor precisa relacionar os elementos icônicos com os elementos linguísticos. As professoras Valéria Batista, Valéria Andrade e Mayse Kelly convidaram os alunos a se tornarem pequenos quadrinistas e criarem uma história em quadrinhos, reconhecendo e diferenciando tipos de balões que dão vozes aos personagens; estudando as onomatopeias; correlacionando linguagem oral e verbal, escrita e não escrita; atentando sempre à estrutura desse gênero.

Os projetos de produção de texto favorecem práticas cotidianas em sala de aula, como a troca de ideias e experiências, regras de escrita, ortografia e desenho, despertando o interesse dos alunos na leitura e compreensão dos textos. A atividade resultou em trabalhos criativos que foram apresentados em sala de aula, contribuindo para a assimilação do conteúdo em estudo.