Passeando nos jardins de Monet

Estímulos artísticos, releitura de obras e muita criatividade marcam os estudos sobre o movimento Impressionista

O Impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX. Começou com um grupo de jovens pintores que romperam com as regras da pintura vigente até então, destacando-se pela sensibilidade de traduzir um objeto real com um olhar diferenciado. Oscar-Claude Monet foi o pintor francês mais célebre entre os pintores impressionistas.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou o movimento Impressionismo com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, sustentando o valor da arte no processo ensino-aprendizagem. A ideia de levar os estudantes até o universo de Monet foi a proposta do Projeto Artístico Passeando nos jardins de Monet, desenvolvido e orientado pela professora de Arte, Yone Martins Lima, que trabalhou as características do movimento e seus principais representantes, analisando algumas obras. Munidos de informações sobre o Impressionismo, os alunos foram surpreendidos com o convite para a criação de uma tela, trabalhando a criatividade no processo de releitura das obras estudadas.

O Projeto desenvolveu a percepção visual, o reconhecimento das diferentes formas de expressão; trabalhou a coordenação motora fina por meio do manuseio de pincéis e tintas, o uso das cores e o reconhecimento de diferentes formas e contrastes; bem como ensinou aos alunos a importância do respeito e da valorização de suas produções.

As telas serão expostas, com muito orgulho, na Mostra de Cultura, no Colégio Maximus – Unidade Santa Inês, no mês de setembro.