Olimpíada de Matemática

Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras: uma competição que amplia os horizontes

A Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras é uma competição de matemática que oferece exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas, incentivando a iniciativa pessoal, a organização e a cooperação.

Com o objetivo de promover o interesse pela Matemática e aprimorar o trabalho em equipe, os professores Athos Reis, Ivonete Ruas e Paulo Roberto Cunha da Silva orientaram os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio do Colégio Maximus – Unidade Santa Inês nesse interessante evento no âmbito acadêmico. O estímulo ao convívio internacional é um dos aspectos importantes dessa competição, pois a prova inclui uma questão de língua estrangeira. No Brasil, as opções são Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. O idioma escolhido deve ser utilizado na apresentação da solução na questão. É exigido dos alunos não apenas a resposta, mas também os cálculos matemáticos que os levaram à resolução final, desenvolvendo assim o raciocínio lógico-matemático e o idioma.

Os professores assumiram o papel de mediadores e, diante das primeiras situações-problema, demonstraram caminhos e sugeriram passos norteadores para a resolução das questões. Dessa maneira, os exercícios foram encarados como desafios, buscando formas interessantes para despertar a atenção dos estudantes na competição.