Oh Minas Gerais!

Minas Gerais homenageada e apreciada na Mostra Multicultural Maximus – Unidade Palmares

O Colégio Maximus – Unidade Palmares recebeu alunos, pais e convidados para a visitação da Mostra Multicultural Maximus 2018. O evento contou com a apresentação de projetos, experimentos e trabalhos, tendo como tema principal o diálogo com a cultura, os costumes, a musicalidade, a arte, a história e a gastronomia de Minas Gerais. Homenagear nosso estado é uma forma de valorizar as origens e descobrir as riquezas e peculiaridades do povo mineiro.

No Ensino Fundamental I, a exposição contou com trabalhos representando os livros do mineiro Marcelo Xavier, feito com massinha de modelar; com caricaturas de diversos escritores mineiros; com jogos de latas que abordaram a história de Minas Gerais; e com a degustação dos deliciosos sabores da culinária mineira e a história de nossa capital.

Os alunos do Fundamental II deram continuidade aos trabalhos sobre Minas Gerais apresentando alternativas de reaproveitamento de alimentos, como cascas e talos, no desenvolvimento de deliciosos pratos típicos mineiros. Além disso, eles destacaram a importância da reciclagem e do consumo consciente  em nosso dia a dia.

Ainda tendo Minas Gerais como foco principal, os alunos do Ensino Médio expuseram telas de grafite com imagens do cotidiano mineiro; realizaram diversos experimentos de física; reproduziram os tipos de usinas de energia existentes em nosso estado, como a eólica e a hidroelétrica, por exemplo; além de recriarem a Mina Chico Rei, localizada no município de Ouro Preto, e os oratórios também muito presentes e relevantes no cenário mineiro.

A Mostra Multicultural Maximus foi um momento de interação e aprendizagem, oportunizando aos pais e familiares a participação efetiva e a apreciação dos conteúdos trabalhados no âmbito escolar. Todos os segmentos – Ensino Fundamental e Médio – assessorados pelos educadores, trabalharam em sintonia para um resultado harmônico e coerente com o tema central, como foi apresentado. É importante ressaltar que um evento desse porte, além de proporcionar um aprendizado significativo sobre o conteúdo exposto, ensinou de maneira prática condutas de liderança e trabalho em equipe, coletividade, respeito mútuo e compromisso, uma vez que todos os trabalhos, realizados separadamente, são complementares e agregaram importância ao resultado final.

O encerramento do evento ganhou um charme especial com a participação do Coral Maximus, que entoou belíssimas músicas mineiras e trouxe um clima aconchegante, recebendo aplausos e a admiração do público presente.