O dinheiro e seu valor

Projeto de Educação Financeira ensina de maneira lúdica noções sobre economia

Desde cedo, as crianças são capazes de perceber que o dinheiro faz parte do cotidiano e representa um veículo de troca. Introduzir, aos poucos, noções básicas de como lidar adequadamente com a moeda é uma contribuição importante para que elas sejam capazes de gerir as próprias finanças de modo mais sensato no futuro. Uma base sólida de educação financeira projeta as crianças a se tornarem adultos com maior independência e noção de consumo consciente e planejado.

O Colégio Maximus – Unidade Educação Infantil Ouro Preto/Castelo trabalhou o Projeto Educação Financeira: o dinheiro e seu valor, com os alunos do 2º período. Orientados pela equipe de coordenação pedagógica, as atividades tiveram o objetivo de desenvolver noções matemáticas, iniciar a educação financeira, despertar o interesse dos alunos para as finanças pessoais de forma lúdica, estimular noções de consumo consciente e trabalhar a importância de poupar e planejar gastos. No primeiro momento, as crianças confeccionaram um cofrinho com o intuito de guardar o dinheiro arrecadado. Para conseguir gerar dinheiro, as crianças participaram de uma oficina de culinária, produziram uma deliciosa broa de fubá e venderam na entrada da escola. Produziram também lindos sabonetes e porta-guardanapos que foram enviados às famílias para serem vendidos a amigos e familiares, gerando assim mais dinheiro para ser depositado no cofrinho. Em sala de aula, a professora organizou uma tabela para que os alunos pudessem acompanhar a atualização dos valores depositados e, ao final, decidirem juntos o que farão com o dinheiro.