Novos coralistas

Reconhecimento e interesse dos alunos em participar do Coral Maximus Infanto-juvenil

Anualmente, em fevereiro, o Colégio Maximus realiza o processo de seleção em busca de novos talentos para compor o Coral Maximus infanto-juvenil. Os alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental receberam o convite para participarem do teste vocal e, espontaneamente, fizeram as inscrições.

“O teste de seleção para o Coral Maximus visa identificar as potencialidades vocais e musicais de cada aluno. De forma simples e objetiva, por meio do canto em conjunto e logo após em duplas, considera-se qualidade, maturidade e extensão vocal. Em seguida o aluno repete pequenas frases melódicas, tocadas ao violão, e avaliam-se o sentido rítmico e o ouvido musical. No início dos ensaios, quando o Coral já está formado com os coralistas novatos e remanescentes, começamos a apresentar canções mais simples em uníssono, para que os novos possam desenvolver a habilidade do canto coral espelhando-se nos coralistas veteranos. A cada ensaio acrescentam-se novas informações, como: respiração diafragmática, respiração coral, aquecimento vocal e, claro, canções que motivem a atividade, como também ampliem o repertório musical de cada indivíduo”, relata o maestro Vito Duarte.

Vito Duarte, formado oboísta pela Escola de Música da Fundação Clóvis Salgado e graduado em psicologia pela PUC, enfrenta este ano o desafio de trabalhar com o maior número de alunos aprovados já existente, são 89 coralistas ao todo. Devido à grande procura por meio das inscrições e da significativa permanência dos coralistas veteranos, foi necessário aumentar o número de vagas para a composição do Coral em 2019. Com tamanha procura, reconhecimento e interesse dos alunos, o Coral Maximus aceitou o desafio de trabalhar novos arranjos e canções, oferecendo a oportunidade de uma rica vivência no universo da musicalização infantil. Para atingir a harmonia, o equilíbrio e a excelência nas apresentações, o maestro Vito exige dedicação e comprometimento dos alunos aos ensaios, que são realizados semanalmente.