Noções Básicas de Primeiros Socorros

Conhecimento sobre Primeiros Socorros e conscientização sobre a importância dos serviços de urgência

Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba assistência adequada.

Com o objetivo de oferecer aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Maximus – Unidade Palmares conhecimento e informações para a compreensão de como devem ser prestados os primeiros socorros e conduzir uma reflexão sobre as formas de prevenção de acidentes em geral, especialmente, na prática de atividades físicas, os professores de Educação Física, Guilherme Loiola Pinto Guimarães e Paula Medeiros, trabalharam o Projeto Noções Básicas de Primeiros Socorros.

O projeto teve como proposta desenvolver a temática sobre noções básicas de primeiros socorros. Enfatizaram-se os procedimentos decorrentes de lesões frequentes na realização de exercícios físicos e aspectos conceituais por meio de aula expositiva e palestra com  o Sargento Lucas Otoni, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Este abordou o tema da importância dos serviços de urgência, do prejuízo causado pelos trotes e apresentou na prática as técnicas utilizadas para desengasgar uma vítima, além de tirar as dúvidas dos alunos a respeito do dia a dia da profissão.