English Project: My Little Time Capsule

Alunos do Ensino Fundamental representam o momento atual para ser lido no futuro

Você sabe o que é uma Time Capsule? Time Capsule é uma cápsula do tempo, na qual são guardados objetos, imagens, símbolos e outras representações do momento presente para serem resgatados no futuro.

O Colégio Maximus realizou, neste ano de 2021, a segunda edição do Projeto Time Capsule. Em 2020, na primeira edição, o projeto foi desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, trabalhando a língua inglesa e incentivando os estudantes a selecionarem itens relevantes do momento atual para serem representados em uma imagem e, posteriormente, serem lidos no futuro. Foi um sucesso! O envolvimento dos alunos resultou em imagens muito significativas. Essas imagens participaram de uma gincana virtual no Instagram Oficial do Colégio Maximus, convidando alunos, pais, familiares e educadores a elegerem a que julgassem ser a melhor. Em seguida os alunos criadores da imagem vencedora gravaram um vídeo, contando sobre a experiência do projeto. Quem quiser assistir ao vídeo, pode encontrá-lo no feed do Instagram da escola.

Em 2021, o Projeto Time Capsule ganha um toque especial e recebe o nome de My Little Time Capsule, contemplando alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I. Como uma atividade prática na vivência com a língua inglesa, esse projeto busca, também, incentivar os alunos a desenvolverem a habilidade da fala, pois se trata de uma atividade oral, com a escolha de itens, trabalhando o vocabulário estudado durante o ano letivo e a descrição desses itens que serão incluídos na cápsula.

Dessa vez, as cápsulas foram enterradas na escola e serão recuperadas e abertas em 2031, ano no qual os alunos participantes da construção dessa cápsula concluirão o Ensino Médio. O item mais recorrente escolhido pelos alunos foi a máscara facial utilizada para a proteção e a contenção da pandemia da Covid-19. Este é um item que passou a fazer parte da rotina de todos nós.