Muitos jeitos de contar uma história

Um livro construído de forma diferente, instigou a curiosidade e o interesse dos leitores pela arte da escrita

O Título do livro, sugerido pela professora do 3º ano do Ensino Fundamental Eliane Rossi, do Colégio Maximus – Unidade Palmares, é sugestivo e interessante, uma vez observado o processo de criação dessa obra.

O livro Muitos jeitos de contar uma história, de Mônica de Aquino e Nelson Tunes, conta a história de um passarinho que faz coisas diferentes, inventa um jeito próprio de viver e aprende o grande segredo de misturar o que ele sabe ao que ele não sabe, para que tudo tenha graça. Até então, um livro comum que transmite ensinamentos por meio de uma história, porém, ao tomarmos conhecimento sobre o processo de construção dessa obra literária, é possível entender que o título nos convida a uma reflexão um pouco mais complexa.

E se a gente começar ao contrário? O livro Muitos jeitos de contar uma história foi feito assim. Primeiro o ilustrador Nelson Tunes expressou sua criatividade em desenhos e depois a autora Mônica de Aquino construiu a história, comprovando o título escolhido. Após a leitura do livro, os alunos receberam a visita do ilustrador que explanou sobre o processo de construção da obra e realizou uma rica oficina de desenhos, acompanhada de uma produção escrita. As crianças vivenciaram a experiência da construção do livro. Incentivadas pelo ilustrador, produziram desenhos, expressando seus sentimentos e, com base nos desenhos, desenvolveram a história, relatando o sentimento representado.

Com o objetivo de incentivar o gosto pela escrita e encontrar meios para que essa prática seja prazerosa, bem como oportunizar a reflexão sobre a incrível arte de escrever histórias, os alunos foram estimulados a adentrarem o universo das palavras, descobrindo que no mundo da imaginação não existem limites. Ao final das atividades, o ilustrador autografou o livro das crianças.