Mostra Multicultural Maximus

Evento reuniu a comunidade escolar para momentos de interação, construção do conhecimento e aprendizagem significativa

A Mostra Multicultural Maximus 2018, realizada no Colégio Maximus – Unidade Santa Inês, trabalhou com os alunos projetos e experimentos que percorreram o eixo do tema: O desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade a partir dos conflitos. O evento envolveu toda a comunidade escolar, movimentando educadores e familiares, consolidando, mais uma vez, a parceria entre escola e família na construção dos projetos, que, orgulhosamente, os alunos apresentaram.

Com objetivo de demonstrar, de forma prática, que os saberes científicos, interligados e contribuintes mutuamente para a construção do conhecimento, estimulam e concretizam uma aprendizagem significativa, a Mostra Multicultural Maximus conciliou exposições interativas e educativas com a tradicional Feira de Ciências.

A escola recebeu alunos, pais e responsáveis para interação e momentos de aprendizagem mútua durante a visitação. Os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I apresentaram releituras e interpretações sobre obras literárias, previamente escolhidas, estimulando o gosto e o prazer pela leitura, bem como aprendendo a exercer uma leitura criteriosa e rica em detalhes. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental vivenciaram a Feira de Ciências, abordando experimentos científicos variados. No segmento do Ensino Fundamental II, o 6º ano trabalhou o tema Homem X Tecnologia X Reaproveitamento; o 7º ano abordou Renascimento – Luz e Sombra, e O mundo é de todos – Cidadania Criativa. Os alunos do 8º ano A formaram a Imprensa Mostra Multicultural Maximus News, trabalhando um formato simplificado de cobertura jornalística e organizacional antes e durante o evento. Os alunos do 8º ano B e C montaram a Tenda da Saúde, oferecendo informações e consultoria sobre temas relevantes ao bem-estar e manutenção da saúde. Tirinhas em conflitos sociais e Desenvolvimento tecnológico e científico do século XX foram os temas abordados nas exposições dos alunos do 9º ano. O Ensino Médio apresentou propostas de trabalhos percorrendo os temas  Conflitos em imagens; Desenvolvimento tecnológico e científico a partir de conflitos relacionados aos recursos hídricos; Conflitos a partir da 2ª Guerra e Tecnologia; Conflitos Sociais: Álcool e Direção.

Todos os projetos e trabalhos foram apresentados com maestria e demonstraram o comprometimento, dedicação e empenho dos alunos participantes e de todos os pais e educadores para a realização desse evento tão especial no âmbito da educação.