Mostra de Profissões 2019

Quarta edição do evento movimenta as escolas e atinge com excelência o objetivo de levar conhecimento e informação aos jovens alunos

É importante que a escolha profissional seja tomada após uma análise minuciosa das opções, uma vez que o mercado de trabalho, cada vez mais dinâmico, oferece inúmeros cursos de formação. A escolha da profissão é um aspecto de grande importância na vida de qualquer pessoa, considerando-se o tempo e a energia que são investidos ao exercê-la, a influência no desenvolvimento social e pessoal, como também o poder de satisfação que o exercício da profissão pode, ou não, oferecer ao profissional.

O Colégio Maximus, com o objetivo de auxiliar os alunos nesse período decisivo, promoveu a 4ª edição da Mostra de Profissões, evento realizado em três dias consecutivos, de forma unificada entre as unidades, contemplando os alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.

O evento, em formato interativo, reuniu informação, conhecimento e entretenimento. Durante os três dias da Mostra de Profissões, os alunos visitaram as unidades Santa Inês, Santa Luzia e Palmares, participaram de palestras gerais, com assuntos de importância coletiva e, em seguida, se dividiram por área de interesse, oportunizando uma aproximação mais direcionada aos cursos escolhidos pelos próprios estudantes. Neste ano, um momento especial foi a palestra de abertura do evento com a participação do ex-aluno Sandro Aloísio Matilde Junior, que passou no concurso do CFO do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, onde permanece como aspirante a oficial. O ex-aluno, Aspirante Sandro, que tem graduação em Gestão Estratégica com ênfase em Gestão de Catástrofes pelo Corpo de Bombeiros e Universidade Estadual de Minas Gerais, e é Especialista em Técnicas em Emergências Médicas e Busca, participou ativamente no resgate e busca das vítimas na tragédia em Brumadinho e relatou, na palestra A vida além dos livros, sua trajetória para a escolha da profissão, os desafios e a rotina de um bombeiro.

Entre uma palestra e outra, os estudantes vivenciaram momentos de socialização e prestigiaram a exposição de vários estandes das faculdades de Belo Horizonte e região, conhecendo sobre os cursos oferecidos, planos curriculares e adquirindo uma visão sobre a inserção no mercado de trabalho. Para descontrair, atrações musicais animaram o intervalo, criando um agradável clima de descontração entre os adolescentes.

“A Mostra de Profissões foi incrível. Tivemos a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento e vislumbrar o que queremos para o nosso futuro. No último dia do evento, eu assisti à palestra sobre o curso de Publicidade e Propaganda, curso que já havia me despertado o interesse e fiquei encantada. Quando a palestra terminou, fiquei emocionada e caí no choro. Não tenho mais dúvidas, é a profissão que eu quero para a minha vida. Agradeço ao Colégio Maximus o apoio e a oportunidade que nos foi dada”, relata a aluna da 2ª série do Ensino Médio – Unidade Palmares, Isabelle Silva de Moraes.

A Mostra de Profissões 2019 foi um sucesso. O Colégio Maximus, com o intuito de oferecer suporte, conhecimento e informação aos alunos, buscando orientar e consolidar escolhas seguras, superou as expectativas e atingiu, com excelência, o objetivo proposto com a realização do evento.