Mostra de Cultura e Feira de Ciências

Colégio Maximus recebe alunos, pais e familiares, reafirmando a parceira entre escola e família para a educação e formação das crianças

A Mostra de Cultura e a Feira de Ciências, realizadas no Colégio Maximus – Unidade Santa Inês, são eventos que envolvem os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para a realização desse evento, os preparativos começaram com bastante antecedência: muitos trabalhos foram realizados em sala sob a orientação dos professores e outros preparados em casa com o auxílio de familiares e amigos, todos relacionados a temas estudados e discutidos em sala de aula. No dia do evento, a escola recebeu, carinhosamente, alunos, familiares e amigos para a visitação e apreciação do resultado dos trabalhos desenvolvidos.

Os alunos do 1º ao 4º ano trabalharam o Projeto Hora do Conto, no qual a proposta é despertar o prazer da leitura, aguçando o potencial cognitivo e criativo; promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; bem como desenvolver atividades artístico-literárias dentro do contexto estudado.

Já a Feira de Ciências, desenvolvida exclusivamente por alunos do 5º ano, abordou questões interdisciplinares com o objetivo de articular o conteúdo do Ensino Fundamental, tais como meio ambiente e suas vertentes: água, lixo, plantas e animais; tecnologia; corpo humano e alimentação. O Projeto da feira de Ciências colaborou com o desenvolvimento do protagonismo por meio da pesquisa, investigação e socialização dos resultados que foram apresentados pelos alunos à comunidade escolar. O Projeto permitiu também que as crianças colocassem a “mão na massa”, vivenciando experiências concretas e lidando com grandes conceitos e valores científicos em suas próprias observações.

É com muita alegria que o Colégio Maximus promove eventos como esse, reafirmando a parceria entre escola e família no processo de educação e formação dos alunos. Receber a comunidade escolar e o incentivo da família ao prestigiar as crianças é uma forma significativa de participação ativa na vida dos alunos que ficam muito orgulhosos e satisfeitos em apresentar seus trabalhos. Parabéns a todos os envolvidos na Mostra de Cultura e Feira de Ciências, foi uma manhã enriquecedora!