Momento Cívico

Amor à pátria, respeito e reflexões sobre o exercício da cidadania

Semanalmente, o Colégio Maximus – Unidade Santa Inês reserva um espaço para o Momento Cívico, em que os alunos do Ensino Fundamental I participam de uma cerimônia cívica com a execução do Hino Nacional e reflexões sobre temas e assuntos relevantes.

Trabalhando a conscientização dos alunos sobre os princípios de convivência em sociedade e exercício da cidadania, os educadores conscientizam as crianças sobre a importância do respeito e valorização da pátria, orientando e incentivando posturas idôneas diante da Bandeira do Brasil e do Hino Nacional. Ensinar amor e respeito à pátria é parte significativa no ato de educar.

Para tornar esse momento ainda mais especial, a Supervisora Pedagógica Terezinha Câmara organizou um cronograma em que, a cada evento, uma turma terá a oportunidade de escolher e introduzir, de forma criativa, reflexões sobre assuntos contextualizados de interesse coletivo. Os alunos do 3º ano B, orientados pela professora Valéria Batista, foram os responsáveis pela abertura do Projeto Hora Cívica e escolheram apresentar sobre a importância da preservação da água, dialogando com a comemoração do Dia Mundial da Água, em 22 de março. A encenação demostrou a importância dos rios para o equilíbrio natural do meio ambiente e denunciou os problemas atuais, como a poluição, assoreamento, morte dos peixes e contaminação das águas, promovendo reflexões que favoreceram o entendimento de atitudes de cooperação, participação e responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento da cidadania. Por último, os alunos trouxeram uma mensagem de conscientização, questionando a lama derramada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale do Rio Doce, em Brumadinho.