MaxOnu 2020

Evento interativo que promove a ampliação dos conhecimentos de mundo e suas problemáticas

Em formato diferente, respeitando o distanciamento social e as medidas de segurança que nos exige o momento, o evento da MaxOnu 2020, realizado on-line, superou as expectativas e atingiu com excelência os objetivos traçados.

A MaxOnu tem o intuito de promover a participação dos alunos em debates atuais, históricos ou futuristas, visando ao desenvolvimento da escrita e oratória, à consistência na argumentação, à integração social entre os participantes e à ampliação dos conhecimentos de mundo e suas problemáticas. A MaxOnu consiste em um “Debate Simulado da Organização das Nações Unidas – ONU”, momento em que os alunos representam os diplomatas, agrupados em comitês, que simulam diferentes órgãos da ONU ou instituições internacionais.

Foram, ao todo, 14 comitês divididos em dois dias que abordaram temas relacionados a fatos históricos, à geopolítica internacional, ao respeito aos animais, à cidadania, à saúde, à não violação dos direitos humanos e aos direitos fundamentais para uma vida digna e sustentável.

Dentre os temas abordados, abaixo listamos alguns para conhecimento:

Os direitos fundamentais e os recursos hídricos no mundo árabe;

A parcialidade da aplicação da pena de morte contra as minorias;

Julgamento dos crimes de guerra cometidos pelos dirigentes do nazismo;

Revisão da Declaração Universal dos Direitos dos Animais;

A iminência de uma Terceira Guerra Mundial: proliferação de armas de destruição em massa;

Crise ambiental, mudanças climáticas e os riscos à sobrevivência no planeta;

A vulnerabilidade de refugiados e imigrantes: tráfico de pessoas e escravidão;

O preconceito racial nos esportes;

Gravidez e aborto: a saúde das adolescentes e jovens no mundo;

Feminicídio, marginalização, emancipação e o empoderamento da mulher na América Latina;

A descriminalização das drogas: implicações e consequências;

Centenário da Conferência de Berlim: análise das consequências e implicações;

A globalização e a questão das doenças infectocontagiosas internacionalmente: das endemias às pandemias.

O projeto MaxOnu teve início em março e percorreu um longo caminho de estudos e preparações para a realização do debate oficial, culminando no evento propriamente dito. No dia 14 de novembro, foi realizada a abertura desse evento e sete comitês participaram do debate. No dia 28 de novembro, os outros sete comitês posicionaram-se em debate e participaram do encerramento do projeto. A equipe de educadores do Colégio Maximus – Unidades Santa e Inês e Palmares – trabalhou integrada, dando suporte de maneira imediata e eficiente ao evento. Uma característica marcante desse projeto é a participação de ex-alunos que, voluntariamente, ocuparam a mesa diretora de cada comitê, conduzindo e norteando os debates entre as delegações, além de contribuírem com a participação em lives e oficinas de oratória.

Mesmo acontecendo on-line, o evento da MaxOnu foi marcado pelo capricho, pelo comprometimento, pela organização e pela participação ativa dos alunos. Muitos alunos caracterizaram-se e assumiram com propriedade os costumes do país representado, proporcionando assim um clima mais próximo à realidade dos debates. A primeira edição da MaxOnu ocorreu em 2016. Neste ano de 2020, contemplamos a 5ª edição do projeto com a participação dos nonos anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Foi um sucesso!