MaxOnu 2019

O comprometimento dos alunos e a seriedade do evento marcaram a maior edição da MaxOnu já realizada desde 2015

Desde 2015, o Colégio Maximus – Unidade Santa Inês promove, anualmente, o evento MaxOnu. A proposta do evento, que começou há quatro anos, apenas com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, atingiu este ano sua maior proporção, com a participação efetiva do 9º ano ao Ensino Médio, além de alguns alunos convidados do 8º ano.

O evento, realizado em 14 de setembro, teve como objetivo promover a participação dos alunos em debates atuais, históricos ou futuristas, visando ao desenvolvimento da escrita e oratória, à consistência na argumentação, à integração social entre os participantes e à ampliação dos conhecimentos de mundo e suas problemáticas. A MaxOnu representa um “Debate Simulado da Organização das Nações Unidas – ONU”, momento em que os alunos representam os diplomatas, agrupados em comitês, que simulam diferentes órgãos da ONU ou instituições internacionais.

Na manhã de sábado, ao chegarem à escola, os estudantes, que estavam devidamente caracterizados, representando as delegações de diversos países, foram recepcionados à altura com a apresentação de uma banda musical, da qual o aluno da 1ª série do Ensino Médio, Thúlio Lago Mendes faz parte. Durante a emocionante cerimônia de abertura da MaxOnu, o Colégio Maximus recebeu, com muito carinho, ex-alunos voluntários para compor a mesa diretora dos comitês e surpreendeu a todos os presentes com a execução do Hino Nacional, cantado à capela pela professora de história Mariana Scapolatempore. Em seguida, Christopher Marseille, palestrante haitiano, discursou sobre as dificuldades e os desafios, encontrados por um imigrante no Brasil, dando início aos debates segmentados.

Os comitês, já em sala, abordaram temas atuais, como Conflitos contemporâneos na América Latina: a questão da Venezuela; Conflito Hídrico: Egito X Etiópia; A Suprema Corte Inglesa X Mark Elliot Zuckerberg; Comitê Histórico: a Conferência de Potsdam (1945); Conselho de Direitos Humanos: o avanço das teorias racistas no século XXI; Conferência de Revisão do Tratado de não proliferação de armas nucleares; O terrorismo e o uso da mídia pelo estado Islâmico; A iminência de uma Terceira Guerra Mundial: armas de destruição em massa; ONU Mulheres: comissão sobre a situação das mulheres; Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime: o crime organizado no Brasil.

Foi um evento impecável! A participação e o envolvimento tanto dos alunos quanto da equipe de educadores foram louváveis e garantiram o sucesso da MaxOnu 2019. A seriedade do trabalho desenvolvido permitiu aos alunos a incrível experiência de vivenciar o debate da forma mais próxima possível da realidade. Parabéns a todos os envolvidos! Abaixo, para conhecimento, segue a lista de alunos que se destacaram nos comitês e receberam Menções Honrosas.

 

Gabriela Reis Natividade

Samuel Lopes Nunes Soares Santana

Taylor Oliveira Campos

Vinícius Martins Viana

Gabriela Alves Lacerda

Amanda Alice de Souza

Nathália Marra Farah Dias

Markson Suarez Lacorte Lima

Henrique Moura Barros

Gabriela Raissa Ferreira Schriefer

Diogo Baldez Gomes da Silva

Letícia Vince Ribeiro

Lucas Madson Liberato de Oliveira

Hannah Abranches Fonseca

Manuella Mendonça Muradas

Camilly Vitoria Lino Guimarães

João Victor Avelar de Resende Moreira

Ana Carolina Santana de Oliveira

Camille Figueiredo Oliveira

Marina Lopes Rodrigues

Rafaela Cristina Souza Rodrigues

Julia Mattos Paim

Maria Eduarda Braga Ramires

Igor Henrique Resende

Aline Souza Fernandes

Pedro Henrique de Paiva Couto

Thúlio Lago Mendes

Marina Heronville Ribeiro

Maria Mariana Ferreira Gomes da Cruz

Maria Eduarda Braga Macedo

Ana Eduarda Machado de Freitas

Arthur Braga de Campos Tinoco

Ana Luiza Wilken Lopes

Emanuella Feital Ferraz

Francisco de Paula Souza Júnior

Thiago Lauriano de Jesus

Heitor Gil Rocha