MaxOnu 2019

O comprometimento dos alunos e a seriedade do evento marcaram a maior edição da MaxOnu já realizada desde 2015

Desde 2015, o Colégio Maximus – Unidade Santa Inês promove, anualmente, o evento MaxOnu. A proposta do evento, que começou há quatro anos, apenas com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, atingiu este ano sua maior proporção, com a participação efetiva do 9º ano ao Ensino Médio, além de alguns alunos convidados do 8º ano.

O evento, realizado em 14 de setembro, teve como objetivo promover a participação dos alunos em debates atuais, históricos ou futuristas, visando ao desenvolvimento da escrita e oratória, à consistência na argumentação, à integração social entre os participantes e à ampliação dos conhecimentos de mundo e suas problemáticas. A MaxOnu representa um “Debate Simulado da Organização das Nações Unidas – ONU”, momento em que os alunos representam os diplomatas, agrupados em comitês, que simulam diferentes órgãos da ONU ou instituições internacionais.

Na manhã de sábado, ao chegarem à escola, os estudantes, que estavam devidamente caracterizados, representando as delegações de diversos países, foram recepcionados à altura com a apresentação de uma banda musical, da qual o aluno da 1ª série do Ensino Médio, Thúlio Lago Mendes faz parte. Durante a emocionante cerimônia de abertura da MaxOnu, o Colégio Maximus recebeu, com muito carinho, ex-alunos voluntários para compor a mesa diretora dos comitês e surpreendeu a todos os presentes com a execução do Hino Nacional, cantado à capela pela professora de história Mariana Scapolatempore. Em seguida, Christopher Marseille, palestrante haitiano, discursou sobre as dificuldades e os desafios, encontrados por um imigrante no Brasil, dando início aos debates segmentados.

Os comitês, já em sala, abordaram temas atuais, como Conflitos contemporâneos na América Latina: a questão da Venezuela; Conflito Hídrico: Egito X Etiópia; A Suprema Corte Inglesa X Mark Elliot Zuckerberg; Comitê Histórico: a Conferência de Potsdam (1945); Conselho de Direitos Humanos: o avanço das teorias racistas no século XXI; Conferência de Revisão do Tratado de não proliferação de armas nucleares; O terrorismo e o uso da mídia pelo estado Islâmico; A iminência de uma Terceira Guerra Mundial: armas de destruição em massa; ONU Mulheres: comissão sobre a situação das mulheres; Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime: o crime organizado no Brasil.

Foi um evento impecável! A participação e o envolvimento tanto dos alunos quanto da equipe de educadores foram louváveis e garantiram o sucesso da MaxOnu 2019. A seriedade do trabalho desenvolvido permitiu aos alunos a incrível experiência de vivenciar o debate da forma mais próxima possível da realidade. Parabéns a todos os envolvidos! Abaixo, para conhecimento, segue a lista de alunos que se destacaram nos comitês e receberam Menções Honrosas.

Gabriela Reis Natividade

Samuel Lopes Nunes Soares Santana