Proposta de Ensino

Aprender para os novos tempos. Este é o conceito que alicerça a proposta pedagógica do Colégio Maximus

Proposta de ensino

Nossa escola está sempre em busca de um caminho que acompanhe as diversas mudanças do cotidiano. Para isso, o Colégio Maximus norteia o planejamento e a execução de atividades em seu dia-a-dia por meio de ações, como descobrir, inventar e construir. Ao incentivar essas atitudes, a escola consolida-se como um espaço de convivência, onde alunos, pais e educadores tornam-se indispensáveis para o processo educacional.

O Colégio Maxi8mus tem como prioridade formar cidadãos felizes, autônomos, éticos, críticos, responsáveis e conscientes de seu papel na construção de um mundo melhor. Para atingir esse objetivo, procuramos ajudar nossos alunos a desenvolverem suas habilidades de compreensão, emoção e comunicação, visando à realização pessoal, social e profissional.

Nossa prática pedagógica se baseia em pilares essenciais, que funcionam como suportes no desenvolvimento do saber e da consciência individual e coletiva do aluno:

1º – Ênfase à Língua Portuguesa
O aluno tem necessidade de entender a língua para, a partir daí, buscar maior entendimento e capacitar-se para múltiplas leituras da vida. Nas atividades do cotidiano, todos os professores estimulam a leitura, a interpretação, a produção de textos e a ortografia.

2º – Estímulo ao raciocínio
Com a utilização de jogos, desafios, textos, artigos de jornais e revistas, vídeos, entre outros recursos, procuramos estimular o raciocínio, relacionando os conteúdos de nossas disciplinas com a realidade do aluno.

3º – Desenvolvimento do espírito coletivo
Nossa proposta pedagógica implica o fortalecimento da responsabilidade pessoal na realização do trabalho coletivo, aprendendo a viver junto, desenvolvendo o conhecimento dos outros, sua história e sua espiritualidade. A partir daí, cria-se uma nova mentalidade que nos conduz à realização de um objetivo comum.

4º – Resgate de valores
Uma das características de nossa escola é o clima de amizade que se estabelece entre a escola e o aluno. Para fortalecer este elo, é necessária a reflexão sobre valores humanos, como o respeito, a amizade, o direito, o saber ouvir, a sinceridade e a responsabilidade.

5ª – Incentivo às relações sociais
Nossa escola incentiva os alunos a agirem de maneira efetiva para a construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. Para atingir esse objetivo, buscamos apontar caminhos que fortaleçam a boa convivência dentro e fora da escola, estimulando atitudes de solidariedade e carinho, além da compreensão das diferenças.

Nossa equipe de Educadores é formada por profissionais experientes, dinâmicos e transformadores, que buscam o aperfeiçoamento constante da prática pedagógica para atingir seu principal objetivo: a formação pessoal e profissional do aluno.

Os educadores são orientados a construírem o conhecimento por meio da correlação entre os conteúdos curriculares e as situações reais da vida de nossos alunos, estimulando-os a interpretá-las e questioná-las. Para nós, ensinar e aprender são parte de uma troca, que não se faz só com saberes e experiências, mas principalmente com diálogo e afeto.

As famílias também são importantes aliadas na consolidação de nossa proposta pedagógica. Elas possuem atuação efetiva no trabalho realizado junto aos alunos, e sua participação é essencial para uma educação inspirada no exemplo e no resgate de valores.

Acreditamos que é função da escola colaborar para que educadores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. Para que a comunidade escolar vivencie grandes momentos de crescimento, orientamos nossa prática pedagógica no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

Educamos para estimular novas conquistas. Educamos para novos tempos. Educamos para mudar o mundo.