Leitura e Arte

O livro Anita, a Abelha reflete com ludicidade sobre atitudes de preconceito e discriminação

Conversar com as crianças, ler junto com elas, cantar, recitar, brincar com as palavras, refletir e expressar artisticamente sobre o conteúdo trabalhado nos livros favorece o desenvolvimento do prazer pela leitura e possibilita transformar a experiência vivenciada, por meio da leitura, em conhecimento adquirido.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia sugeriu aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a leitura do livro Anita, a Abelha, de Katia Canton e Bruna Assis Brasil. A obra aborda, de maneira bem simples, reflexões sobre atitudes de preconceito e discriminação diante de uma abelhinha que não sabe fazer mel.

Orientados pela professora Natália Marcela de Paula, os alunos exploraram a capa do livro e fizeram a leitura coletiva. Posteriormente, cada criança leu, individualmente, o livro e respondeu a questões sobre interpretação da história. Para enriquecer e agregar ludicidade às atividades relativas à leitura, os alunos confeccionaram o favo de mel de papel, utilizando a técnica de dobradura. Pintaram e recortaram abelhinhas para compor o cenário.

A história é uma excelente estratégia para facilitar a reflexão e o conhecimento, pois possui o poder de encantamento, tornando a aprendizagem mais eficaz e prazerosa, despertando o gosto pela leitura e expressões por meio de produções artísticas.