Leitura dramatizada

Apresentação teatral do livro O Rei de Quase-Tudo, de José Luiz Ribeiro, estimula, de maneira interativa, a formação de leitores críticos

A leitura dramatizada é um artifício que facilita a relação do leitor, aluno e expectador, com o texto literário e seu entendimento; é uma técnica no ensino da literatura que estimula o gosto pela leitura, formando leitores críticos e reflexivos.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental o gênero textual Teatro, desenvolvendo a dramatização do livro O Rei de Quase-Tudo, de José Luiz Ribeiro.

A leitura dramatizada ofereceu aos alunos a interação audiovisual do texto, desenvolvendo a autoestima, a desinibição e o comportamento diante do público, a entonação e a expressividade, contribuindo para o aprimoramento da fala e da escrita. Orientados pela professora de Português, Elaine Tadeu G. Barbosa, de forma lúdica e prazerosa, os alunos fizeram uma releitura do livro, produzindo um novo desfecho para o final da história lida, que foi apresentada em forma de teatro aos demais colegas.