Lançamento MaxOnu 2021

MaxOnu on-line desperta interesse e promove interação entre os estudantes

Em 31 de março, foi realizado o lançamento on-line da MaxONu 2021. No ano de 2020, esse grandioso evento teve sua primeira versão on-line, devido à pandemia da Covid-19, e superou as expectativas, atingindo com excelência os objetivos propostos. Este ano de 2021, com a manutenção temporária dos ensinos à distância, foi iniciada a segunda edição on-line da MaxOnu, que conta com algumas novidades.

Para quem ainda não conhece, a MaxOnu tem o intuito de promover a participação dos alunos em debates atuais, históricos ou futuristas, visando ao desenvolvimento da escrita e oratória, à consistência na argumentação, à integração social entre os participantes e à ampliação dos conhecimentos de mundo e suas problemáticas. A MaxOnu consiste em um “Debate Simulado da Organização das Nações Unidas – ONU”, momento em que os alunos representam os diplomatas, agrupados em comitês, que simulam diferentes órgãos da ONU ou instituições internacionais. Os temas estão relacionados a questões humanitárias, como o meio ambiente; a violação de direitos humanos em relação às mulheres; os fatos históricos, como o atentado ao World Trade Center; as situações futuristas, como a exploração e a colonização de Marte; a segurança nuclear relacionada ao desastre que ocorreu em Chernobyl e Fukushima; a erradicação da fome; entre outros.

Neste ano, a MaxOnu levanta o lema Ouse ser diferente, que nos convida a refletir o que podemos fazer em prol do bem coletivo e a lembrar que, mesmo diante das dificuldades, é possível encontrarmos maneiras de agir, buscando construir um mundo melhor. O evento conta com a participação das Unidades do Santa Inês e do Palmares. A divulgação dos comitês foi feita em transmissão ao vivo no dia do lançamento. A Unidade Santa Inês contará com 10 comitês e a Unidade Palmares com 5 comitês, todos apresentando temas relevantes às questões humanitárias.