Lançamento da MaxOnu 2019

Temas atuais, históricos ou futuristas e muita novidade para a edição da MaxOnu 2019

Orgulhosamente, o Colégio Maximus – Unidade Santa Inês apresentou aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio o lançamento da MAXONU 2019. O evento, que conta com a Comissão Organizadora composta pelos professores da Área de Ciências Humanas, Andréa Diniz, Bruno Gusmão, Mariana Scapolatempore e Robert Mendlovitz, tem como objetivo promover a participação dos alunos em debates atuais, históricos ou futuristas, visando ao desenvolvimento da escrita e oratória, à consistência na argumentação, à integração social entre os participantes e à ampliação dos conhecimentos de mundo e suas problemáticas.

A MAXONU representa uma “Simulação Acadêmica da Organização das Nações Unidas – ONU”, momento em que os alunos representam os diplomatas, agrupados em comitês, que simulam diferentes órgãos da ONU ou instituições internacionais. Os comitês abordarão temas atuais, tais como, Conflitos contemporâneos na América Latina: a questão da Venezuela; Conflito Hídrico: Egito X Etiópia; A Suprema Corte Inglesa X Mark Elliot Zuckerberg; Comitê Histórico: a Conferência de Potsdam (1945); Conselho de Direitos Humanos: o avanço das teorias racistas no século XXI; Conferência de Revisão do Tratado de não proliferação de armas nucleares; O terrorismo e o uso da mídia pelo estado Islâmico; A iminência de uma Terceira Guerra Mundial: armas de destruição em massa; ONU Mulheres: comissão sobre a situação das mulheres; Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime: o crime organizado no Brasil.

Nesta edição da MAXONU, os alunos foram surpreendidos com a criação de um site exclusivo para orientações e suporte do evento. Acostumados com as plataformas digitais, o site trouxe identidade ao Projeto e será um facilitador no processo de estudo e preparação para o debate, bem como vem pontuar a utilização da tecnologia a favor da sustentabilidade. As inscrições, abertas aos alunos do Colégio Maximus – Unidade Santa Inês, foram feitas on-line e o site permanece em funcionamento até a data do evento, em 14 de setembro de 2019. Outra novidade para esta edição é a participação de ex-alunos, hoje universitários e inseridos no mercado de trabalho, que retornaram à escola com interesse em participar, mais uma vez, do evento. Os ex-alunos irão compor a mesa diretora, representando a direção, vice-direção, primeiro e segundo secretariado, coordenando assim as atividades dentro de cada comitê.