Integração de aprendizagem e atividade física no ambiente escolar

Ambiente planejado para oferecer estímulos e promover a construção de bons hábitos posturais

Muitas vezes, ao passear nos corredores de uma escola, é possível perceber alguns alunos mal posicionados nas carteiras. O péssimo hábito de ficar assentado de qualquer maneira, sem uma postura adequada, prejudica a saúde da coluna vertebral e faz com que os alunos sintam dores nas costas, na nuca, no pescoço e nos braços, além de comprometer, significativamente, o rendimento escolar, pois interfere na atenção, na concentração e no interesse nas aulas.

O Colégio Maximus Ouro Preto/Castelo – Unidade I, atento às novas propostas pedagógicas, que ampliam as possibilidades de construir e reconstruir os espaços, tornando o ambiente adequado às necessidades e aos interesses das crianças, está realizando, com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, uma proposta de reconstrução coletiva do ambiente de sala de aula, aprofundando as reflexões sobre a organização desses espaços.

De acordo com a orientação pedagógica da atividade desenvolvida em sala, em momento propício, os alunos levantam-se, alongam-se e trocam os assentos tradicionais das cadeiras por bolas, colchonetes, pranchas ou banquinhos. Essa prática é baseada em pesquisas da neurologia aplicada à educação, em moldes de padrões internacionais, que relacionam esse movimento ao aumento da produção de sinapses neurais, contribuindo para melhor concentração, capacidade de raciocínio lógico, reflexos e memória, além de proporcionar intervalos de alongamentos e alívio do estresse.

As adaptações ao ambiente de estudo, intencionalmente planejadas e organizadas, atraem, instigam e propulsionam novas interações de aprendizagem, favorecendo as relações interpessoais e promovendo o bem-estar. “A produtividade dos alunos aumentou; percebo claramente que eles ficam mais atentos, dispostos e participativos”, relata a professora Michelle Lessa. Para o próximo ano, a intenção é ampliar o trabalho, integrando demais turmas da escola nesse mesmo conceito.