Halloween e Dia do Saci

Momento Cívico acompanhado de homenagem ao Halloween e ao Dia do Saci

A celebração do Halloween é comum em países de língua anglo-saxônica, como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. No Brasil, a data é chamada de Dia das Bruxas e, seguindo a influência da cultura norte-americana, também é comemorada, porém ainda de forma menos expressiva.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês, seguindo o cronograma de apresentações sobre as datas comemorativas, enriquecendo o Momento Cívico, ofereceu espaço aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, para realizarem uma apresentação sobre o tema. Orientados pela professora de Português, Margarete Pena, os alunos caracterizados explicaram a origem da comemoração do Halloween e dançaram ao som da música Thriller, de Michael Jackson. Na tentativa de atribuir novo sentido à data no Brasil, os alunos explicaram que o dia 31 de outubro foi escolhido para homenagear um ícone do folclore brasileiro: o Saci e seus amigos. O Saci é conhecido por ser um menino travesso, fato que pode ser associado às travessuras de Halloween e ao mesmo tempo representa a cultura folclórica de nosso país.

Esse momento de respeito à pátria e valorização da cultura brasileira incentiva a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.