Gestão da Emoção

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais de autoconhecimento e autocontrole auxiliam alunos da 3ª série do Ensino Médio

O Projeto Gestão da Emoção, desenvolvido sob orientação da Escola da Inteligência, trabalha, de modo geral, questões relacionadas à gestão das habilidades socioemocionais de autoconhecimento e autocontrole. Avaliar e controlar os próprios sentimentos ajuda a desenvolver competências essenciais, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional.

O Colégio Maximus – Unidade santa Luzia desenvolve com os alunos da 3ªsérie do Ensino Médio um acompanhamento e uma orientação emocional nesta etapa de encerramento de um ciclo educacional e abertura de novas perspectivas de vida. Temas como disciplina e organização para alcançar as metas traçadas, rodas de conversas sobre anseios, medos e inseguranças, dentre outros assuntos correlacionados ao momento vivido são abordados nos encontros planejados e conduzidos pela professora de Língua Portuguesa e Redação, Carla Maria França dos Reis e pelo Supervisor Pedagógico, Flávio Luiz Gabrich Silva, oferecerendo suporte aos alunos.

Um momento especial realizado no último encontro foi o exercício de meditação, no qual os alunos foram conduzidos a vislumbrarem um futuro próximo. No decorrer da atividade, os adolescentes receberam um filtro dos sonhos, amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, segundo a lenda, tem o poder de purificar as energias, separando os “sonhos negativos” dos “sonhos positivos”, além de trazer sabedoria e sorte para quem o possuir. Posteriormente, cada aluno colocou em um baú uma carta endereçada a si mesmo para ser aberta somente no início de dezembro deste ano. Nesta carta eles puderam externar seus desejos e anseios e, principalmente, como gostariam de se ver ao final deste ano letivo. Outro momento relevante do encontro foi a proposta da construção de um portifólio, em que os alunos deverão eternizar os sonhos atuais. É uma tarefa familiar, sendo assim, os alunos convidarão pessoas importantes em sua jornada acadêmica para compartilharem este momento.