Formas Geométricas

Ludicidade e diversão para o estudo das Formas Geométricas na Educação Infantil

As formas geométricas estão presentes de inúmeras maneiras, em nosso dia a dia. O ensino da geometria também está relacionado ao cotidiano das crianças por meio de jogos, desenhos, exploração e manipulação de objetos, desenvolvendo a noção de espaço, da competência espacial, do reconhecimento do próprio corpo e o aumento da percepção das formas e figuras presentes ao seu redor.

O Colégio Maximus Educação Infantil Ouro Preto/Castelo – Unidade II desenvolveu com os alunos do Maternal II o Projeto Brincando e conhecendo as Figuras Geométricas, com o objetivo de auxiliar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico, por meio da identificação das figuras geométricas e do reconhecimento das diferentes formas existentes.

A professora, Larissa Miranda Bicalho, trabalhou com as crianças, em sala de aula, atividades com músicas, construção de mural, ilustrações diversas, jogos, blocos de madeira e móbiles, despertando o interesse dos alunos sobre as figuras geométricas. Quebra-cabeça geométrico, pintura no painel de azulejo, jogo da memória, dentre outras brincadeiras, enriqueceram o conteúdo apresentado de maneira lúdica e divertida.

Para estimular a participação da família, os alunos, em sistema de rodízio, levaram para casa uma caixa surpresa com o desafio de retorná-la à escola com um objeto do seu dia a dia com a forma geométrica que estava sendo estudada.

“O Projeto Brincando e conhecendo as Figuras Geométricas tem ampliado o conhecimento dos nossos pequenos de maneira divertida, interativa e coletiva. A participação da família durante o desenvolvimento do projeto também tem sido significativa para as crianças. Poder proporcionar esse momento de aprendizado é gratificante”, relata a professora Larissa.